Há muitos anos as EBFs vêm sendo realizadas aqui no Brasil como Escola Bíblica de Férias. A ideia foi trazida dos Estados Unidos, pelos primeiros missionários. Os anos passaram, e a ideia continua sendo uma das melhores para alcançar as crianças. Se a ideia continua valendo, as crianças mudaram, bem como a metodologia de ensino e a tecnologia. Não podemos continuar seguindo os velhos modelos se não atraem mais as crianças, nem atendem suas necessidades. As crianças não querem saber de “escola” quando estão de férias.
A Escola Bíblica de Férias deve ser vista como um caminho que leva as crianças, incluindo os pais e parentes a conhecerem e aceitarem a Jesus Cristo como Salvador.
Através de uma linguagem apropriada, boas novas do Evangelho sãoapresentadas para o público crédulo, curioso, um público muito querido pelo Senhor Jesus, que nos ensina a amar, respeitar e procurar atender às necessidades de todas aspessoas, sem distinção.
No texto de Lucas 18.15-17 está registrada uma lição de amor, carinho eatenção que Jesus deu aos seus discípulos, quando tentaram impedir que as crianças seaproximassem do Mestre. A ordem de Jesus foi:
“Deixai vir a mim os pequeninos...”
“ Certo dia li a história de um menino de três anos, que insistiu muito com sua mãepara deixa-lo a sós com sua irmãzinha recém nascida. Sem conhecer as suas intenções, a mãe nãopermitiu, porém ele insistiu até conseguir. A mãe se pôs de maneira a ouvir e ver o que aconteceria.Após ficar sozinho com irmã, ele se aproximou devagarinho do berço e com voz suave disse: “ Fale-me sobre Deus, acho que já estou começando a esquecer.”
Precisamos relembrar às crianças suas origens, elas devem saber que sãocriadas à imagem e semelhança de Deus. Somente Jesus é o caminho que nos aproxima do Pai Criador. Ele é oúnico caminho que nos leva de volta para ó Deus Eterno (João 14.6) e por isso é imprescindível torná-lo conhecido também entre as crianças e juniores.
Que este material seja um auxilio para você, que é comprometido comDeus e quer fazer a sua parte para expandir o Reino, ensinando a todos que com JesusCristo temos paz e segurança para vivermos neste mundo, que mais parece um
MAR BRAVIO, cheio de tempestades provocadas pelo pecado.
1. INTRODUÇÃO:
Você está no lugar certo – o começo! Nesta seção da programação da nossa EBF (Especial Bíblico deFérias), vamos tentar dar uma orientação básica de como usar este material e os elementos necessáriospara o planejamento deste trabalho com as crianças.Este material oferece um programa completo para a realização de um Especial Bíblicode Férias –EBF – com duração de três dias ( manhã, tarde ou noite) com duração de três horas.
Os programas são simples, porém completo acessíveis a qualquer igreja, especialmente àquelas que atingem um maior número de crianças durante a programação. São dadas sugestões desde a ORNAMENTAÇÃO, PREPARAÇÃO, APRESENTAÇÃO DA HISTÓRIA ATÉ O ENCERRAMENTO; sugestões simples,práticas, elaboradas para facilitar a execução deste trabalho.
Lembre-se da importância de adaptar todas as sugestões para a realidade da sua igreja(congregação). O horário é uma sugestão! Pode ser que sua igreja prefira se reunir apenas duas horaspor dia, ou por outro lado, pode resolver se reunir durante quatro horas. Faça as modificações necessárias, contando que seja feita a EBF(Especial Bíblico de Férias) da melhorforma possível.
2. OBJETIVOS:
Para obtermos bons resultados em todo e qualquer trabalho é necessário termosobjetivos bem definidos.Objetivo é o mesmo que alvo, meta; é estipular a linha de chegada, é definir o que sequer alcançar.Os objetivos são importantes para informar claramente a intenção do trabalho.
3. VANTAGENS DA EBF:
☺É ensino intensificado
☺São novos alunos para a Escola Dominical
☺É crescimento espiritual para os alunos da Escola Dominical
☺É oportunidade de serviço para os membros da Igreja
4. DURAÇÃO
☺Três horas por dia no máximo
5. GRUPO DE ORAÇÃO
6.LOCAL
6.1 Na Igreja
☺A Igreja ajuda financeiramente
☺A Igreja ajuda com o pessoal
☺A Igreja ajuda com a divulgação
☺É um meio de ligar a criança à Igreja
7. DIVULGAÇÃO
Despertando o interesse de toda a Igreja
☺Reuniões de oração
☺Anúncios nos boletins
☺Cartazes
8. CONVITES
☺Convidar de casa em casa
☺Convidar nas escolas públicas
☺Convites para as crianças
☺Convites para os pais participarem da programação de encerramento
9.MATERIAL
☺Histórias específicas para cada faixa etária
☺Chapeuzinhos com as iniciais da EBF
☺Prêmios
☺Cânticos específicos
10.EQUIPES
☺Professores de crianças, adolescentes e adultos da EBD
☺Seminaristas
☺Estudantes
☺Senhoras
☺Pessoas aposentadas
11. PROGRAMA DIÁRIO
☺Entrada das crianças
☺Hino Oficial
☺Divisa
☺Tema
☺Leitura da Bíblia
☺Oração
☺Cânticos com gestos (visualizados, novos)
☺Período missionário
☺História Missionária (em capítulos)
☺Oração por missionários
☺Oferta missionária
12. MEMORIZAÇÃO DE PASSAGENS BÍBLICAS
☺Explique o versículo
☺Aplique-o à vida dos alunos
☺Distribua lembretes com versículos escritos
13.DIVISÃO EM CLASSE
☺História Bíblica (apelo)
☺Brincadeiras
☺Louvor (corinhos)
☺Trabalho manual
☺Lanche na salinha
☺Retorno à Igreja
14. ENCERRAMENTO DIÁRIO
☺Cânticos
☺Tema
☺Divisa
☺Avisos
☺Concurso de presença e visitas
☺Hino Oficial
☺Saída em fila, por classes
Nenhum comentário:
Postar um comentário